Instrutor da OIPOL no BOPE do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) é uma força de operações especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), subordinada diretamente ao Comando de Operações Especiais.

Iván Rodriguez-Zapico, instrutor da Organização Internacional de Policiais (OIPOL), membro da Comissão Nacional de Expertos de Defesa Policial de Intervenção e da OVIEPOL (Principado Astúrias na Espanha), foi uns dos vinte espanhóis treinados pelo BOPE do Rio de Janeiro.

Cabe assinalar que, o BOPE foi responsável por treinar tropas do Exército Brasileiro para a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), nos morros cariocas, antes dos soldados partirem para o Caribe.

O asturiano, Professor de OIPOL, que nos meses de agosto e setembro ira comandará uns dos treinos mais exigentes de  Krav Maga na Espanha, foi treinado durante vários dias pelo BOPE para apreender como realizar incursões nas favelas cariocas, para lutar contra o narcotráfico.

Iván diz que, “estávamos em um local muito afastadas [do mundo], era segundo eles [instrutores do BOPE] zona de desconforto, era uma espécie de favela, em onde nós adaptávamos física e mentalmente as condições de ai”.

A capacidade da gente de OIPOL

O 30, 31 de Agosto y 1 y 2 de setembro de 2018, em  instalações em León, comunidade autónoma de Castilla e León, noroeste da Espanha, terá início Krav Maga Boot Comp, uns dos treinamentos mais duros e exigentes do mundo organizado pela Organização Internacional de Policiais (OIPOL), com a entidade parceira OVIEPOL (Policia de Oviedo).

O treinamento de elite será comandado polo Iván Rodriguez-Zapico (OIPOL), e participara o Coordenado Internacional OIPOL, Tenente Coronel José Quirós e o Diretor Espanha / Europa, José Prado. “O desafio vai ser muito severo e para pessoas já treinadas e com muita aptidão”, diz Quirós, espanhol, desde República Dominicana.

É adequado dizer que, o Coordenado Internacional OIPOL, diplomático da NOHE ONU, Coordenado da IPA e integrante da Academia da Polícia Municipal da República Dominicana, também na Espanha têm previstas diversas entrevistas, uma delas com a prestigiosa Fundação Fernández Vegas. Nessa conceituada entidade combinará o importante projeto de assistir com tratamento oftalmológico as comunidades de Brasil e a região. A ação está sendo impulsionada pela área social da OIPOL, que informará dos detalhes nos próximos meses.

Doação e treinamento

baab6d6c-a00c-4a82-9f5b-800ee2478cdfPor outro lado, OIPOL está possibilitando a doação para a polícia do Brasil de cães K-9, treinados pela polícia do México, a operação tem como objetivo o treinamento em território fluminense dos encargados do adestramento canino policial brasileiro.

O importante aporte da Organização Internacional de Policiais, coordenado pelo Diretor Geral, e internacionalmente pelo Coordenador José Quirós, que será o inicio de um vinculo que aportará programas de formação e adestramento á as policias brasileiras, em diversos aspetos.

O Tenente Coronel Quirós, depois de atingir os objetivos previstos na Espanha acompanhara aos mestres mexicanos para o Rio de Janeiro, que desembarcaram com quatro cães que serão uma contribuição para Força de Segurança Pública fluminense.

É procedente assinalar que a edição deste artigo foi feita pela Diretoria Geral OIPOL.

1e7ececf-7b52-4ce1-8779-bff1235ee735
Krav Maga Boot Comp, Espanha 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: