Varias crianças são mortas por ataque aéreo no Iêmen

A Foto A ---ÁDEN – Ataques aéreos da coalizão liderada pela Arábia Saudita realizados nesta quinta-feira mataram dezenas de pessoas, inclusive crianças que viajavam em um ônibus, na província iemenita de Saada, relataram fontes médicas do Iêmen e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

A aliança apoiada pelo Ocidente, que combate o grupo houthi alinhado ao Irã no Iêmen, disse que os ataques aéreos visaram lançadores de mísseis usados para alvejar Jizan, cidade industrial do sul da Arábia Saudita, e mataram um civil iemenita nessa localidade, disse um comunicado publicado pela agência estatal de notícias SPA.

O comunicado acusou os houthis de usarem crianças como escudos humanos.

“O ataque de hoje em Saada foi uma operação militar legítima… e foi realizado de acordo com a lei humanitária internacional”, afirmou o texto em árabe.

O CICV disse que um ataque atingiu o ônibus que levava crianças a um mercado de Dahyan, no norte de Saada, acrescentando que hospitais locais receberam dezenas de mortos e feridos.

Não ficou claro quantas crianças morreram e quantos bombardeios foram realizados na área do norte do Iêmen próxima da fronteira com a Arábia Saudita.

Abdul-Ghani Nayeb, chefe do departamento de saúde de Saada, disse à Reuters que o saldo de mortes subiu para 43 e que há 61 feridos.

“Dezenas mortos, ainda mais feridos, a maioria de menos de 10 anos”, disse Johannes Bruwer, chefe da delegação do CICV no Iêmen, em um tuíte.

Riad e aliados muçulmanos sunitas estão lutando há mais de três anos no Iêmen contra os houthis, que controlam grande parte do país, incluindo a capital Sanaa, e forçaram o governo a se exilar em 2014.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Reuters, reportagem da redação de Dubai; Reportagem adicional de Aziz El Yaakoubi. Edição para OIPOL, Luján Frank Maraschio.

LOGOBIENDEFINIDO
Área Acadêmica em Espanhol OIPOL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: