Crónica: novas operações da Polícia Federal contra o narcotráfico no Brasil

Apreensão de traficante internacional de drogas

A foto PF 4Brasília/DF – A Polícia Federal prendeu, na manhã do dia 13 de agosto, no Mato Grosso do Sul, um homem pertencente à facção criminosa atuante no tráfico internacional de drogas. O preso é considerado o responsável pela logística do tráfico na fronteira entre o Brasil e a Bolívia.

A ação foi fruto de mecanismos de cooperação policial internacional entre os dois países.

O preso, que figurava entre os seis foragidos mais procurados do Brasil, foi condenado a mais de 28 anos de prisão pela 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande no Mato Grosso do Sul; e atuava na fronteira com as funções de receber os carregamentos de drogas, introduzi-los no território nacional e destiná-los à Europa.

As ações de cooperação policial internacional entre a PF e a polícia boliviana apontaram que o traficante foragido vivia em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia, onde foi identificado mesmo utilizando-se de documentos falsos. O preso foi entregue na cidade de Corumbá/MS, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Mulher com quase dois quilos de droga

A Foto PF 3Os federais prendeu na quinta-feira (9/8), no Aeroporto Internacional de São Paulo, uma mulher que despachou bagagem para voo com destino ao Irã, na quarta-feira (8/8), contendo substância suspeita e não compareceu para o embarque.

Funcionários retiraram da aeronave a bagagem da passageira que realizou o check-in, porém, não realizou o embarque. A Mulher, nacional da Bolívia e 45 anos de idade, compareceu somente no dia seguinte (9/8) quinta-feira, ao aeroporto.

Servidores da Receita Federal, com o auxílio do raio-x, identificaram substância orgânica nas laterais da mala, motivo pelo qual acionaram a PF. A passageira, proprietária da mala suspeita, foi detida e conduzida à delegacia da PF para acompanhar a realização dos exames periciais em seus pertences. Os peritos federais localizaram, nas laterais adulteradas, 12 volumes contendo um pó, cujos testes preliminares deram positivo para cocaína.

Em depoimento, a suspeita disse que a bagagem sempre esteve em sua posse e desconhecia a existência da droga. Ela ingressou no país por via fluvial, e teve seu embarque negado por não possuir visto para o Irã. A suspeita recebeu voz de prisão por tráfico internacional de drogas.

A presa foi conduzida ao presídio feminino da capital, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Tentativa de enviar 26 kg de droga para Europa

Operação para prender, na última quinta-feira (09/08), 26 kg de cocaína que seria enviada para a França. A droga estava acondicionada em mochilas que seriam colocadas em containers, junto as bagagens de passageiros.

Três homens foram presos em flagrante. Eles eram empregados de empresas que tinham acesso a dependências do porão do aeroporto. Policias federais monitoravam A Foto PF 2a movimentação dos funcionários e agiram para evitar o envio da droga para o exterior.

Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça e responderão por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

Drogas em aeroporto de São Paulo

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (10/8), no Aeroporto Internacional de São Paulo, uma mulher que tentava embarcar para Zurique, na Suíça, com bagagem contendo droga.

Policiais Federais desconfiaram do comportamento de uma passageira que estava na fila do check-in. A mulher, uma brasileira de 21 anos de idade, tentava embarcar para a Suíça e foi conduzida à delegacia para passar por revista.

Policiais federais encontraram, na mala suspeita, um fundo falso nas laterais adulteradas, onde havia 8 volumes contendo substância orgânica, na forma de um pó branco. Testes preliminares resultaram positivo para cocaína, cujo volume total somou mais de 3 Kg.

A suspeita recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico internacional de drogas.

A presa foi conduzida ao presídio feminino da capital paulista, onde permanecerá à disposição da Justiça.

É procedente dizer que a informação foi fornecida pela Agência de Noticias da Polícia Federal. Edição para OIPOL, Luján Frank Maraschio.

A Logo PT - 0
Área Acadêmica OIPOL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: