Acusado de ser guarda nazista é deportado desde EUA para Alemanha

  • Jakiw Palij nasceu na Polônia e emigrou para os Estados Unidos em 1949, tornando-se cidadão norte-americano oito anos depois, segundo a Casa Branca, mas ocultou seu serviço para os nazistas ao emigrar

A Foto AUm morador da cidade de Nova York que se acredita ter sido guarda de um campo de trabalho nazista na Polônia foi preso e deportado pelas autoridades de imigração norte-americanas, informou a Casa Branca nesta terça-feira.

Cumprindo uma ordem de deportação de 2004, a Agência de Imigração e Alfândega dos EUA colocou Jakiw Palij, hoje com 95 anos, sob custódia e o enviou à Alemanha, disse a Casa Branca em um comunicado.

Palij nasceu na Polônia e emigrou para os Estados Unidos em 1949, tornando-se cidadão norte-americano oito anos depois, segundo a Casa Branca, mas ocultou seu serviço para os nazistas ao emigrar.

Em 2001 Palij disse a autoridades do Departamento de Justiça que treinou no Campo de Treinamento da SS nazista em Trawniki, na Polônia ocupada pelos alemães, em 1943, segundo a Casa Branca.

Um juiz federal revogou sua cidadania em 2003 e ele foi alvo de uma ordem de deportação no ano seguinte, mas nenhum país europeu quis aceitá-lo, de acordo com reportagens da rede CNN e da revista New York.

Palij serviu como guarda no Campo de Trabalho de Trawniki, onde 6 mil homens, mulheres e crianças judeus foram mortos a tiros em 3 de novembro de 1943, um dos maiores massacres do Holocausto, disse a Casa Branca.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Reuters, por Brendan O’Brien, em Milwaukee. Edição para OIPOL, Luján Frank Maraschio.

LOGO2 ESP-1 -
Careiras na OIPOL. Área Acadêmica em espanhol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: