- Governo francês confirma que Chérif Chekatt que as forças da ordem neutralizaram o autor do atentado
O porta-voz do governo da França, Benjamin Griveaiaux, afirmou nesta quinta-feira que o autor do atentado cometido na cidade de Estrasburgo, que matou três pessoas e feriu outras 13 na última terça-feira, foi morto pelas forças de segurança.
“Parabéns às nossas forças da ordem, que neutralizaram o autor do atentado terrorista de Estrasburgo. Todos os meus pensamentos nesta noite são dirigidos às vítimas, às suas famílias e aos feridos, alguns dos quais ainda lutam contra a morte”, anunciou Griveaux pelo Twitter.
As investigações realizadas nesta noite “permitem identificar formalmente” Chérif Chekatt como o autor do atentado, informaram à Agência Efe fontes da Procuradoria Antiterrorista de Paris.
O ministro do Interior, Christophe Castaner, tinha declarado pouco antes que o perfil do homem morto batia com a descrição “da pessoa procurada desde a noite de terça-feira” e que o procurador Rémi Heitz estava a caminho de Estrasburgo para confirmar oficialmente a sua identidade.
A operação aconteceu às 21h (horário local; 18h em Brasília) em Estrasburgo. Três funcionários da Polícia Nacional localizaram um indivíduo suspeito “que perambulava sobre a via pública” e, quando foram detê-lo, o homem atirou, por isso os agentes responderam, segundo a explicação oficial.
Pessoa relacionada
É preciso rembarr que, a polícia prendeu nesta quarta-feira um homem ligado a Chérif Chekatt, aumentando para cinco o número de pessoas próximas ao agressor que estão sob custódia policial, informaram fontes judiciais.
As quatro pessoas que foram detidas na noite de terça-feira (11/12)- os pais e dois irmãos de Chekatt .
Na quinta (13/12) a detenção ocorreu em meio a uma operação policial que isolou o bairro de Neudorf, onde os investigadores acreditavam que o autor do atentado permanecia.
Os investigadores tinham encontrado nesse bairro o carro da mãe do fugitivo, que supostamente teria sido utilizado em uma fuga.
Cabe assinalar que a informação foi facilitada pela EFE. Edição em idioma português para OIPOL, Luján Frank Maraschio.

Deixe um comentário