Ação terrorista em Bogotá causa comoção internacional

  • As vitimas do ataque no sul da capital colombiana, que foi abjudicado ao Exército de Liberação Nacional (ELN), sobem com o passar das horas.
  • O autor do ataque é José Aldemar Rojas Rodríguez, 56 anos. Segundo o procurador-geral, Rodríguez, entrou na escola em um carro cinza, por volta das 9h30. Foram usados no atentado 80 quilos de material explosivo

 

O número de vítimas da explosão de um veículo em frente à Escola Geral de Cadetes Santander em Bogotá, Colômbia, sobe no decorrer das horas e dezenas ficaram feridos. Inicialmente, eram 8 mortos e 65 feridos. Equipes de resgate e forças de segurança permanecem no local.

A explosão ocorreu na manhã no dia 17 de janeiro. De acordo com as autoridades locais, o autor do ataque é José Aldemar Rojas Rodríguez, 56 anos.

O episódio causou comoção internacional. As organizações das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização Internacional de Policiais (OIPOL), reagiram, condenando fortemente qualquer ação terrorista.

Autoridades colombianas, pelas redes sociais, lamentaram o ocorrido e condenaram o ataque.

Cabe assinalar que, o assunto está entre os mais comentados no Twitter, tanto no ranking mundial quanto no brasileiro.

Identifica autor

a fota a ---------O governo colombiano identificou José Aldemar Rojas Rodríguez como autor do atentado à Academia-Geral de Polícia Francisco de Paula Santander, em Bogotá, onde dezenas de pessoas morreram e varias ficaram feridas. O anúncio foi feito, há pouco, em pronunciamento oficial transmitido pelas redes sociais.

Segundo o procurador-geral, Néstor Humberto Martínez, Rodríguez entrou na escola em um carro cinza, por volta das 9h30. Foram usados no atentado da quinta-feira (17/01) 80 quilos de material explosivo. O autor do atentado está entre os mortos, informou a imprensa local.

“Este é um ataque a um centro acadêmico onde havia jovens estudantes desarmados. É um ataque não só contra a juventude e não só contra a força pública e nossas polícias, é contra toda a sociedade. Esst ato terrorista não ficará impune”, disse o presidente da Colômbia, Iván Duque. E acrescentou: “Os colombianos nunca nos submetemos ao terrorismo, sempre o derrotamos. Essa não será exceção.”

Duque convocou toda a população a colaborar com as investigações e pediu que, se alguém tivesse alguma informação, entrasse em contato com a rede de participação cívica, pelo número local 123.

É necessário repetir que a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização Internacional de Policiais (OIPOL) condenaram o ataque, e a Oficina da ONU na Colombia afirmou que o atentado “é um ato criminoso absolutamente inaceitável, que vai contra os esforços que vêm sendo feitos no país para o combate à violência e o trabalho de diferentes setores para um futuro mais próspero e pacífico”.

O Diretor Geral da OIPOL, em nota divulgada nas redes sociais pronunciou que, “Esse fato covarde, levado adiante com um veiculo carregado de explosivos, dentro da instituição, deixando vários mortos com também feridos, condenado internacionalmente, deve ser esclarecido y punido rapidamente pela autoridades governamentais”.

“Ese hecho cobarde, llevado a cabo con un vehículo cargado de explosivos dentro de la institución, dejando varios muertos como también heridos, que es desdeñado internacionalmente, solicitamos desde OIPOL sea aclarado y punido rápidamente por las autoridades gubernamentales

Segundo o Ministério da Defesa colombiano, os feridos estão recebendo atendimento no Hospital Policlínica da Polícia Nacional.

È procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Agência Brasil (EBC). Edição em idioma português para OIPOL, Luján Frank Maraschio.

ARGO-Scout-8x8-
Equipamento militar e policial Argo, de OIPOL, veja…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: