Como agir em caso de clonagem do celular

A Foto A--OIPOL Institucional Norte do Brasil – Se trata de um aparelho que foi reprogramado para transmitir o código do aparelho e o código de um assinante habilitado. Um fraudador pode usar um aparelho clonado para fazer ligações debitadas na conta de um titular regular da linha.

É possível clonar um chip a partir do contato físico com o cartão SIM original. Com acesso ao aparelho, basta remover o chip original e inseri-lo em um dispositivo preparado para clonagem junto a um chip novo. Dessa forma os dados podem ser rapidamente transferidos. Casos de furto de celular e tentativas de hackeamento das contas são cada vez mais praticados.

A troca do chip para um outro aparelho pode proporcionar o acesso e posse de aplicativos como o WhatsApp para se entrar em contato com amigos e familiares para, por exemplo, pedir dinheiro se passando pela vítima do golpe. Existem também formas de interceptar conversas em aplicativos como o Telegram e o WhatsApp.

Um dos golpes é o SIM Swap, quando o autor da atividade maliciosa clona o cartão de operadora (SIM) da vítima, o que pode ser feito com algum criminoso infiltrado na empresa telefônica ou por meio das chamadas com o objetivo de engenharia social.

O CTIR Gov recomenda a divulgação, em todos os órgãos de governo e entidades vinculadas, da presente recomendação, orientando quais são os recursos disponibilizados para a prevenção, verificação e mitigação de incidentes relacionados ao tema.

Recomendação nº 05_2019 – Como agir em caso de clonagem do aparelho celular

a-international1-1
Área Inteligência OIPOL, estamos de prontidão. Investigações criminais, financeiras e comerciais no mundo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: