Acionam mecanismo de resolução de disputas do acordo nuclear com Irã

A Foto A--Paris / Londres – Reino Unido, França e Alemanha acionaram o mecanismo de resolução de disputas do acordo nuclear de 2015 com o Irã devido a violações cometidas por Teerã, mas disseram que não vão se juntar à campanha dos Estados Unidos de exercer máxima pressão sobre a República Islâmica.

“Não aceitamos o argumento de que o Irã tem o direito de reduzir o cumprimento do JCPoA (sigla em inglês do acordo)”, disseram os três países em comunicado conjunto, dizendo que não tinham escolha a não ser ativar o processo que poderia levar a sanções da ONU.

“Em vez de reverter o curso, o Irã optou por reduzir ainda mais a conformidade”, acrescentaram.

Os aliados europeus dos Estados Unidos tentam impedir o fracasso do acordo nuclear desde que o presidente Donald Trump retirou o país do pacto em 2018. Segundo o acordo, sanções internacionais contra o Irã foram suspensas em troca de Teerã aceitar limites ao seu programa nuclear.

Mas Washington reativou suas sanções, privando o Irã da maioria dos benefícios econômicos. O regime reagiu violando gradualmente os limites do acordo, e neste mês disse que descartará os limites à produção de urânio enriquecido, uma medida que os europeus disseram que provavelmente os forçará a reagir.

Em um dos clamores mais fortes da Europa por um novo acordo que substitua o pacto de 2015 abandonado por Washington, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a maneira de avançar é aprovar um novo “acordo de Trump”.

Conforme o mecanismo de resolução de disputas delineado no acordo, a seguir a UE informará as outras partes do pacto — Rússia, China e o próprio Irã. Depois haverá 15 dias para resolver as diferenças, um prazo que pode ser prorrogado por consenso.

O processo pode acabar levando a um “ricochete” — a reativação de sanções adotadas em resoluções anteriores da Organização das Nações Unidas (ONU).

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Reuters. Edição, Área Jornalística OIPOL.

OITRAVELS 3
OITRAVELS, é um beneficio que OIPOL dispõe para os associados e uma mega entidade de turismo, vistos e seguros de saúde internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: