Toneladas de ouro da Venezuela foram transportadas para Irão

  • Secretário Pompeo: Os bandidos de [Nicolás] Maduro saquearam nove toneladas de barras de ouro e as enviaram ao regime iraniano

A Mahan Air, maior companhia aérea comercial do Irã, tem feito voos para a Venezuela e partido com toneladas de barras de ouro que o regime Maduro roubou do povo venezuelano, disse o secretário de Estado, Michael R. Pompeo.

PORT_vz_gold_cartoon_final-696x391
(Depto. de Estado/D. Thompson)

“Esses voos devem parar e os países devem fazer sua parte para impedir a realização de sobrevoos, assim como muitos já rejeitaram o direito de aterrissagem a essa companhia aérea que está sob sanções”, disse ele a repórteres em 29 de abril.

Mais de meia dúzia de voos da Mahan Air chegaram à Venezuela em abril, segundo informações da imprensa. Pelo menos um voo transportou produtos químicos para a produção de gasolina com o intuito de apoiar a má gestão da indústria de petróleo do país por parte do regime de Maduro.

WhatsApp Image 2020-05-11 at 09.44.24

Secretário Pompeo: Os bandidos de Maduro saquearam nove toneladas de barras de ouro e as enviaram ao regime iraniano. Os principais ladrões do mundo fazem parceria com o principal Estado patrocinador do terror do mundo. As maiores vítimas são os povos venezuelano e iraniano. @SecPompeo

Os voos da Mahan Air para a Venezuela desafiam a proibição de Maduro contra chegadas*, promulgada para retardar a propagação da Covid-19, de acordo com a Associated Press.

A companhia aérea já colocou o povo iraniano e o Oriente Médio em maior risco de doenças que se espalham rapidamente. Em fevereiro, a Mahan Air realizou mais de 55 voos de ida e volta para cidades da China, desafiando a proibição declarada pelo regime iraniano contra voos para a China.

De acordo com a Bloomberg News, o regime de Maduro comprou a ajuda para a indústria de petróleo com 9 toneladas de ouro*, no valor de US$ 500 milhões, carregadas em voos da Mahan Air que retornam ao Irã. O pagamento fez as reservas financeiras publicadas da Venezuela despencarem para o nível mais baixo em 30 anos.

Os Estados Unidos têm imposto sanções contra os dois regimes, que usam os ativos de seu país para enriquecer a si mesmos em vez de prover aos cidadãos.

As sanções impostas pelos EUA visam obrigar os líderes do Irã a parar de perseguir armas nucleares e financiar o terrorismo. As sanções dos EUA à Venezuela buscam impedir Maduro de lucrar com mineração ilegal de ouro e operações estatais de petróleo que alimentam sua atividade criminosa e violações dos direitos humanos.

RTS2GUM2-3-1024x683
Um jato da Mahan Air é visto no Aeroporto Internacional Simón Bolivar, nos arredores de Caracas, Venezuela, em 8 de abril de 2019 (© Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

O Hezbollah, reconhecido por um número crescente de países latino-americanos como uma organização terrorista, também tem ligações com a Mahan Air. Mais recentemente, em janeiro deste ano, Colômbia e Honduras designaram o Hezbollah como um grupo terrorista, enquanto o Paraguai e a Argentina lideraram o esforço ao designar o Hezbollah no ano passado.

A Argentina designou formalmente o Hezbollah como um grupo terrorista em julho, no 25º aniversário do maior ataque terrorista da história da América Latina. Em 18 de julho de 1994, um homem-bomba do Hezbollah, apoiado pelo Irã, dirigiu uma van cheia de explosivos até [colidir contra] o centro comunitário da Associação Mutual Israelita-Argentina em Buenos Aires, matando 85 pessoas e ferindo outras 300.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por ShureAmerica. Edição, Área Jornalística Oipol.

Afiliación Oipol Tres idiomas
Aqui pode fazer sua membresia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: