Operações da Polícia Federal contra o narcotráfico na Região Nordeste

  • Polícia Federal combate o tráfico internacional de drogas, Operação Ephestia cumpre quatro mandados em Recife/PE e no extremo oeste da Bahia
  • Ação realizada no Porto Marítimo de Ilhéus representa a segunda maior apreensão da droga já realizada pela PF no estado

Ilhéus/BA – Comunicação Social da PF na Bahia – A Polícia Federal deflagrou na segunda-feira a Operação Ephestia, com o objetivo de dar continuidade às investigações que resultaram na apreensão de mais de 2 toneladas de cocaína no porto de Ilhéus, entre os dias 19 e 20 do mês em curso.

Cerca de 30 policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em endereços vinculados à empresa exportadora, tanto em Recife/PE, onde se localiza a sua sede, quanto no extremo oeste da Bahia, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, onde a carga de soja teria sido carregada. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Seção Judiciária da Bahia

Com a ação, busca-se o aprofundamento das investigações, com a obtenção de provas que levem à identificação dos responsáveis pela carga ilícita e o desbaratamento da organização criminosa.

O nome da operação, Ephestia, faz alusão a uma praga muito comum na armazenagem de grãos. Assim como esta praga, a ocultação de drogas em cargas de grãos tem se disseminado nos portos brasileiros utilizados como rota pelo tráfico internacional.

O contínuo enfrentamento ao tráfico de drogas já permitiu, em 2020, que a Polícia Federal apreendesse mais de 9.5 toneladas no de cocaína apenas em território baiano.

Apreendem mais de duas toneladas de cocaína

A Polícia Federal apreendeu, no sábado (20/06), no Porto de Ilhéus, 2,1 toneladas de whatsapp-image-2020-06-20-at-08.39.12cocaína durante a inspeção de uma carga de soja que aguardava para ser embarcada com destino ao porto de Roterdã, na Holanda.

Na sexta-feira (19/6), uma pequena parte da droga já havia sido localizada, escondida em meio aos grãos, por funcionários do Porto, momento no qual ocorreu o acionamento da Polícia Federal. Foi necessária a abertura de mais de 700 big bags para a localização de toda a droga, em um trabalho que durou quase 24 horas.

Essa é a segunda maior apreensão da droga já realizada pela Polícia Federal da Bahia, e com ela, só neste ano de 2020, as apreensões já somam mais de 9,5 toneladas, outro recorde histórico.

Como a droga estava armazenada aguardando o transporte, nenhuma pessoa foi presa. A Polícia Federal dará seguimento às investigações para identificação dos responsáveis pela carga ilícita.

A ação no Porto de Ilhéus contou com a participação e o apoio da Guarda Portuária, da Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA, da Receita Federal do Brasil e da Polícia Militar, por sua Companhia Independente Cacaueira.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada pela Comunicação Social da PF, Na Bahia. Edição, Área Jornalística Oipol.

exp-dd
Oitravels Passagens Rodoviários, aquí pode comprar com seu cartão de credito. Passagens corporativos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: