EUA insta ao regime do Irã agir em conformidade com inspetores nucleares

O secretário de Estado dos EUA, Michael R. Pompeo, está pedindo ao regime do Irã que “aja imediatamente em conformidade” com um órgão internacional de vigilância nuclear, buscando garantir que o regime não obtenha uma arma nuclear.

Em declarações a jornalistas em 24 de junho, Pompeo disse que a comunidade internacional deve agir se os líderes do Irã se recusarem a cumprir com uma recente resolução da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que visa divulgar as atividades nucleares do Irã. Pompeo disse que as autoridades iranianas devem fornecer aos inspetores acesso a duas instalações nucleares potencialmente sensíveis.

“A privação de acesso por parte do Irã aos inspetores da AIEA e a recusa em cooperar com a investigação da AIEA de materiais e atividades nucleares potencialmente não declaradas levantam sérias questões sobre os esforços de Teerã e o que exatamente eles estão tentando esconder“, disse Pompeo durante a coletiva em Washington.

Em 19 de junho, a AIEA aprovou uma resolução, apresentada por França, Alemanha e Reino Unido, que critica o regime por falta de franqueza em possíveis atividades e materiais nucleares não declarados. A resolução também diz que as autoridades iranianas impediram que os inspetores tivessem acesso a duas instalações.

AP_20069367748825-1-1024x668
Cadeira do embaixador do Irã na AIEA vazia durante reunião da Assembleia de Governadores da AIEA em 9 de março em Viena, Áustria (© Ronald Zak/AP Images).

A AIEA está tentando garantir a conformidade do Irã com o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), acordo histórico que limita a disseminação de armas nucleares por 50 anos. O Irã ratificou o TNP em 1970, se comprometendo a não desenvolver armas nucleares e aceitar a supervisão da AIEA.

Os Estados Unidos estão usando sanções econômicas para obrigar os líderes do Irã a abandonar permanentemente a busca por armas nucleares e parar de financiar o terrorismo. Os EUA também impuseram sanções aos principais cientistas nucleares do regime a fim de obrigá-los a parar de trabalhar no desenvolvimento de armas nucleares e a se dedicar em empreendimentos pacíficos.

O impedimento das inspeções da AIEA é apenas a mais recente recusa do regime em cumprir com seus próprios compromissos anteriores de limitar seu programa nuclear. Em julho de 2019, o regime rompeu o compromisso de limitar o armazenamento de urânio e começou a enriquecer urânio além de qualquer necessidade pacífica.

O representante especial dos EUA para o Irã, Brian Hook, disse a jornalistas em 19 de junho que a resolução da AIEA mostra que o regime do Irã não cumpriu os requisitos de divulgação juridicamente vinculativos do TNP por aproximadamente um ano e que os EUA continuarão trabalhando com parceiros internacionais para forçar a conformidade.

“O Irã tem uma escolha”, disse Hook na coletiva de 19 de junho. “Ele pode responder às perguntas da AIEA e atender às solicitações legítimas de acesso, deixar os inspetores se deslocarem livremente [no país] e ser transparente sobre sua atividade, ou o Irã pode seguir seu caminho atual de obstrução e dissimulação.”

WhatsApp Image 2020-07-03 at 10.10.45
Tuíte:

Secretário Pompeo: O que o Irã está escondendo da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)? Hoje, a AIEA instou o Irã a cooperar imediatamente em relação a possíveis materiais e atividades nucleares ocultos. As obrigações de salvaguarda nuclear do Irã são claras: Teerã deve fornecer à AIEA todas as informações e acesso necessários. @SecPompeo @IAEAorg

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por ShuereAmerica. Edição, Área Jornalística Oipol.

a-international1-1
Área Inteligência OIPOL, estamos de prontidão. Investigações criminais, financeiras e comerciais no mundo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: