Triangulação entre Caracas e Havana para desestabilizar a democracia na região

  • Herança do Fórum de São Paulo
  • Julio Borges: Venezuela é um santuário para a destruição do mundo livre

1_OJjx3d03UkRwORrBH2GOcgEm uma entrevista à Voz da América, Julio Borges, Comissionado Presidencial de Relações Exteriores da Venezuela, nomeado por Juan Guaidó, declarou que a volta às armas dos antigos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia é um tema de “enorme preocupação” e que é preciso “acionar os alarmes sobre o que existe por trás da notícia”.

“Trata-se de uma operação que nasceu com base no Fórum de São Paulo e que tem como meta manter essa triangulação entre Caracas e Havana, buscando desestabilizar toda a democracia na região”, afirmou.

O diplomata afirmou que a mensagem que deseja enviar à comunidade internacional é que o caso da Venezuela e do governo em disputa de Maduro já não é mais apenas sobre uma “ditadura” e um “Estado falido”, mas que já “atingiu um terceiro escalão”, o de um “Estado que protege o terrorismo”.

“A Venezuela se transformou no santuário do mundo inteiro do que significa a destruição da democracia no mundo livre”, garantiu Borges.

Acrescentou que enquanto não houver “uma mudança política e democrática na Venezuela, toda a região estará em perigo”. Borges classificou o governo em disputa de Nicolás Maduro como “uma ferida aberta e infectada” para o continente.

No dia 3 de setembro, Guaidó anunciou que permitirá o uso de tecnologia via satélite para facilitar a localização e detecção de grupos irregulares colombianos que estariam no território venezuelano.

Além disso, a Assembleia Nacional, de maioria oposicionista, aprovou um acordo em repúdio à “presença e expansão de grupos narcoterroristas no território nacional”.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Celia Mendoza, Voz da América (VOA, Septiembre 30, 2019). Edição, Área Jornalística Oipol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: