Confiscam 7,5 toneladas métricas de presumidas drogas no oeste do Mar do Caribe

  • Cooperação entre Guarda Costeira dos EUA e Marinha da Colômbia

A Guarda Costeira dos EUA e agências parceiras confiscaram aproximadamente 1.500 pacotes que testaram positivo para cocaína, em uma lancha a motor a cerca de 74 quilômetros a nordeste do Panamá, no dia 8 de junho de 2020.

Durante um patrulhamento de rotina, os tripulantes de uma aeronave de patrulhamento marítimo HC-130 da Guarda Costeira dos EUA avistaram uma lancha a motor suspeita navegando no nordeste do Panamá. A tripulação do navio USCGC Vigilant (WMEC 617) da Guarda Costeira dos EUA enviou um pequeno barco Over the Horizon com uma equipe de manutenção da ordem pública que abordou a embarcação e descobriu que havia um vazamento de água a bordo.

CN-Coast-Guard-2-500x281
Na imagem vemos pacotes apreendidos perto do Panamá, os quais testaram positivo para cocaína, no dia 8 de junho de 2020. (Foto: Guarda Costeira dos EUA).

O USCGC Vigilant enviou uma equipe de resgate e assistência que conseguiu conter a origem do vazamento a pedido da tripulação da lancha. A equipe de manutenção da ordem pública do USCGC Vigilant continuou a abordagem e descobriu um carregamento suspeito de conter contrabando. Depois de completar os procedimentos iniciais, foi realizada uma inspeção mais detalhada no porto para acessar totalmente a carga e os porões.

Em coordenação com as autoridades colombianas, a tripulação do navio USCGC Vigilant rebocou a embarcação motorizada e a entregou às autoridades da Guarda Costeira e da Marinha da Colômbia. A Marinha colombiana continuou a abordagem do porto e encontrou mais de 7.575 quilos de presumido contrabando. O resultado do teste laboratorial mostrou indícios de cocaína, o que tornou válidos os esforços tanto da tripulação do USCGC Vigilant como de seus parceiros colombianos. Enquanto os testes finais continuam a ser feitos no laboratório, estima-se que essa apreensão de drogas possa valer até US$ 286 milhões.

“Apesar dos diversos desafios que nossa tripulação enfrentou durante esse embarque de muitos dias, ela demonstrou seu excelente profissionalismo e sua resiliência, identificando vários indicadores de contrabando em condições inóspitas, preservando, ao mesmo tempo, a navegabilidade da embarcação”, disse o Capitão de Fragata da Guarda Costeira dos EUA Fred Bertsch, comandante do USCGC Vigilant. “Somos extremamente gratos à coordenação e empenho substanciais despendidos por nossos parceiros colombianos, para dar continuidade aos nossos esforços de manutenção da ordem pública a partir de onde paramos. Enquanto as organizações criminosas transnacionais continuam a adaptar suas técnicas e procedimentos, nós continuaremos a trabalhar com nossas nações parceiras para impedir suas atividades ilícitas na região.”

No dia 1º de abril, o Comando Sul dos EUA iniciou operações avançadas antinarcóticos no hemisfério ocidental para deter o fluxo de drogas, em apoio aos Objetivos Presidenciais de Segurança Nacional.

“Ao lidarmos com as persistentes ameaças que a nossa nação enfrenta em nossas abordagens marítimas, o sucesso dessa operação altamente colaborativa mostra o valor dos relacionamentos com nossa valiosa parceira internacional, a Colômbia, e as conquistas mútuas que alcançamos quando coordenamos nossos esforços”, disse o Contra-Almirante da Guarda Costeira dos EUA Eric C. Jones, comandante do Sétimo Distrito. “Esperamos continuar a criar e fortalecer nossos relacionamentos com outras nações da Bacia do Caribe, enquanto nos esforçamos para continuar sendo o parceiro regional preferencial.”

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Relações Públicas da Guarda Costeira dos EUA. Edição, Área Jornalística Oipol.

A Logo PT - - 0

Área Auxilio Jurídico OIpol, consultas online…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: