É libertado Steve Bannon sob fiança de 5 milhões de dólares

Steve Brannon, foi preso e indiciado de desviar dinheiro de uma campanha de apoio à construção de um muro entre os Estados Unidos e o México, nesta quinta-feira, 20.

Ele teria desviado centenas de milhares de dólares para apoiar o emblemático projeto da presidência de Trump de erguer um muro na fronteira com o México.

Bannon, que foi um dos arquitetos da campanha presidencial do magnata nova-iorquino em 2016 é acusado de ter – com três outros dirigentes da página “Construímos o Muro” da plataforma de Crowdfunding GoFundMe – de ter desviado centenas de milhares de dólares para “despesas pessoais”, disse a procuradora federal Audrey Strauss de Manhattan num comunicado.

Steve Bannon, 66, declarou-se inocente na quinta-feira perante um juiz federal em Manhattan das duas acusações contra ele, fraude e lavagem de dinheiro.

Libertado sob fiança de cinco milhões de dólares, ele saiu do tribunal cerca de duas horas depois, removendo a sua máscara anti-Covid para sorrir amplamente para os jornalistas que esperavam por ele.

Antes de entrar no seu carro disse aos jornalistas: “Todo esse fiasco visa parar as pessoas que querem construir o muro”.

De acordo com o jornal New York Times, ele foi preso na manhã de 20 de agosto num iate perto de Connecticut, pertencente a Guo Wengui, um rico empresário chinês exilado em Nova Iorque. Bom conhecedor da China, Steve Bannon organizou notavelmente uma conferência de imprensa com Guo em novembro de 2018.

O ex-chefe do site Breitbart News, próximo à extrema direita, agora corre o risco de longos anos de prisão. Cada acusação contra ele acarreta uma pena máxima de 20 anos de prisão.

Artigo relacionado

Antigo conselheiro da Casa Branca detido e indiciado de fraude

Steve Bannon. Foto Voa News.

O antigo conselheiro político da Casa Branca, Steve Brannon, foi preso e indiciado de desviar dinheiro de uma campanha de apoio à construção de um muro entre os Estados Unidos e o México, nesta quinta-feira, 20.

O Presidente Donald Trump lamentou a prisão, disse que não fala com Bannon há muito tempo e que nunca gostou da campanha.

Outros três supostos cúmplices, Brian Kolfage, Andrew Badolato e Timothy Shea. também foram presos.

Bannon foi acusado por procuradores federais em Nova Iorque de conspiração para cometer fraude eletrónica

“Os réus supostamente se envolveram em fraude quando falsificaram o uso real dos fundos doados. Como alegado, eles não apenas mentiram para os doadores, mas também planearam ocultar sua apropriação indevida de fundos, criando faturas e contas falsas para desviar doações e encobrir os crimes, sem mostrar respeito pela lei ou pela verdade ”, disse o inspetor responsável Philip R. Bartlett.

O Departamento de Justiça revelou que pelo menos um milhão de dólares terá sido desviado para o próprio Bannon, que usou o dinheiro noutra das suas organizações ou para ele mesmo.

Bannon também é indiciado por conspiração para lavagem de dinheiro.

A campanha “We Built That Wall” (nós construímos o muro, em tradução literal) terá arrecadado 25 milhões de dólares.

Presidente lamenta

O Presidente Donald Trump reagiu dizendo que se sente “muito mal” com a prisão de Banner, mas afirmou que não sabe nada sobre a campanha de arrecadação de recursos envolvida no caso investigado por procuradores federais.

“Realmente acho que é um triste acontecimento”, afirmou Trump a repórteres no Salão Oval da Casa Branca, sublinhando que não trata “com ele há anos, literalmente anos”.

O Presidente também afirmou que não conhece os demais três acusados com Bannon, e que não acredita ter-se encontrado com eles nunca.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Voa News / AFP. Edição, Área Jornalística Oipol.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Voa News / AFP. Edição, Área Jornalística Oipol.

psicologia-criminal-social
MESTRE EM ANTROPOLOGIA CRIMINAL… Este Mestre foi desenvolvido para aqueles que desejam aprofundar-se em uma especialização tão fundamental da Criminologia, já que a Antropologia Criminal foi e é um dos ramos mais importantes da Criminologia. Área Académica Oipol aqui…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: