Novas sanções dos EUA de bloqueio para Irã

EUA restringem as ambições do regime iraniano para o desenvolvimento de armas

Os EUA estão tomando medidas contra os programas de armas do regime iraniano para impedi-lo de espalhar violência por todo o Oriente Médio e em outras regiões.

O secretário de Estado dos EUA, Michael R. Pompeo, anunciou recentemente novas sanções que bloqueiam o comércio com o Irã de certos metais que apoiam os programas de armas do regime. Os EUA também tomaram medidas para estender o embargo de armas convencionais avançadas das Nações Unidas contra o Irã e apreenderam vários carregamentos de armas destinadas a combatentes no Iêmen.

“Os programas nucleares, de mísseis balísticos e militares do Irã representam uma grave ameaça à paz e segurança internacionais”, disse Pompeo em 30 de julho, anunciando as novas sanções contra 22 metais específicos, incluindo vários tipos de alumínio, cobre e aço.

Ele observou que a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do regime iraniano controla o setor de construção do país. E há a necessidade de restringir o acesso a metais para esse setor. O IRGC, grupo terrorista designado pelos EUA, também está sob sanções da ONU por construir uma instalação de enriquecimento de urânio em Fordow que poderia apoiar o programa de armas nucleares do regime.

“Qualquer transferência de conhecimento de certos materiais, incluindo grafite ou metais em bruto ou semiacabados, advindos do Irã ou destinados a esse país para serem usados ​​em conexão com o setor de construção do Irã continua sujeita a sanções”, disse Pompeo.

As sanções contra os metais são parte de uma ampla campanha dos EUA que visa obrigar o regime do Irã a abandonar suas ambições de armas nucleares, parar de financiar o terrorismo no exterior e gastar recursos internamente a fim de sustentar seu povo.

Pompeo anunciou em 20 de agosto que os EUA usariam sua autoridade respaldada pela resolução 2231 da ONU a fim de reimpor as sanções da ONU contra o Irã, incluindo a extensão de um embargo de 13 anos ao tratamento do regime em sistemas de armas avançadas. O embargo estava previsto para expirar em outubro.

Os EUA também apreenderam armas dirigidas às forças houthis no Iêmen, enviadas em violação às resoluções do Conselho de Segurança da ONU. A ONU confirmou que as armas, incluindo mísseis antitanque e terra-ar, apreendidas na costa do Iêmen em novembro de 2019 e fevereiro de 2020 vieram do Irã.

Os EUA apreenderam um carregamento adicional de armas com destino ao Iêmen em junho, incluindo 200 granadas lançadas por foguete e mais mísseis.

Tuíte:

Secretário Pompeo: Nossa campanha de pressão máxima sobre o regime iraniano continua. Hoje, designamos duas pessoas jurídicas e uma pessoa física por fornecer suporte material à Mahan Air. Se você faz negócios com uma entidade terrorista global designada, corre o risco de sofrer sanções. @SecPompeo

Enquanto isso, o Departamento do Tesouro dos EUA designou em 19 de agosto duas empresas e um cidadão iraniano por fornecerem peças de aeronaves à Mahan Air, um alerta à indústria da aviação contra o apoio à companhia aérea da IRGC, que transporta armas e fomenta a violência.

As designações de Parthia Cargo e Delta Parts Supply FZC, com sede nos Emirados Árabes Unidos, e Amin Mahdavi, proprietário da Parthia Cargo, congelam os ativos dessas empresas nos EUA e impedem negociações com entidades americanas.

“O regime iraniano usa a Mahan Air como uma ferramenta para espalhar sua agenda desestabilizadora em todo o mundo, incluindo os regimes corruptos da Síria e da Venezuela, bem como de grupos terroristas em todo o Oriente Médio”, disse o secretário do Tesouro, Steven T. Mnuchin, em 19 de agosto.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por ShureAmerica. Edição, Área Jornalística Oipol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: