Chefes de defensa sulamericanos procuram fortalecer parcerias

O SOUTHCOM e líderes se reúnem virtualmente para discutir parceria durante a pandemia

O Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) recebeu líderes de defesa da América do Sul, no dia 27 de agosto, durante a primeira edição virtual da Conferência de Defesa Sul-Americana (SOUTHDEC, em inglês), com foco no fortalecimento das parcerias de defesa em um ambiente de pandemia.

O SOUTHCOM convidou para a conferência anual chefes de Defesa da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai, bem como líderes do Canadá, Espanha, Guiana Francesa e Reino Unido.

O Almirante de Esquadra da Marinha dos EUA Craig S. Faller, comandante do SOUTHCOM, presidiu o fórum. Ele contou com a presença de líderes dos EUA e especialistas em segurança do Departamento de Defesa, Departamento de Estado, Departamento de Segurança Interna e do Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry.

O SOUTHCOM patrocina essa conferência regional anual para possibilitar um diálogo aberto e franco entre os principais líderes militares da região. Os líderes compartilham ideias, perspectivas, expertise e experiências de cooperação em segurança, em sua busca para melhorar sua compreensão coletiva das ameaças e desafios à segurança regional.

Este ano, os participantes da SOUTHDEC discutiram a respeito do seu apoio à atual resposta da região à pandemia e às operações de manutenção da ordem pública contra as organizações criminosas transnacionais.

Desde março, o SOUTHCOM vem trabalhando com as nações parceiras na América do Sul, América Central e Caribe para apoiar sua resposta à COVID-19 e seus esforços para mitigar a pandemia. Através do seu Programa de Assistência Humanitária, o comando já adquiriu e doou suprimentos, equipamentos e outros recursos vitais, para apoiar os esforços de 28 nações.

“… nós estendemos nossa mão duradoura de amizade… com doações para assistência humanitária, que no momento totalizam cerca de US$ 17 milhões, através de 300 projetos de ajuda aos amigos necessitados”, disse o Alte Esq Faller.

Em abril, a Casa Branca anunciou o início das operações avançadas antinarcóticos lideradas pelo SOUTHCOM para reduzir as capacidades das organizações narcotraficantes, salvar vidas e apoiar diretamente sua Estratégia Nacional de Controle de Drogas. Até o momento, as operações avançadas com apoio internacional, junto com a Operação Orión V, da Colômbia, ajudaram as autoridades de manutenção da ordem pública a destruir ou confiscar mais de 154 toneladas de cocaína e mais de 18 toneladas de maconha, um prejuízo de mais de US$ 4 bilhões para as organizações criminosas transnacionais.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Relações Públicas do Comando Sul dos EUA/editado pela equipe da Diálogo. Edição, Área Jornalística Oipol.

Aeronave não tripulada – Drones… DEFESA E SEGURANÇA Missões ISR (inteligência, vigilância e reconhecimento) Vigilância e controle de fronteiras Controle da pirataria e tráfico de drogas nas zonas marítimas Detecção de gases poluentes e NRBQ (Nuclear, radiológico, bacteriológicas e químicas) Monitoramento de áreas potencialmente perigosas e catástrofes Ajuda em resgates e emergências Controle e assistência em incêndios INSPEÇÃO INDUSTRIAL Manutenção de campos solares e eólicos. Inspeção de infraestrutura sensível e depósitos. Usinas de energia e nuclear. Plataformas de petróleo. Revisão da rede elétrica e ferroviária. Revisão do estado dos espaços confinados. Esgoto. Condutos. Controle de danos causados por acidentes, inundações ou catástrofes naturais. Tratamentos fitossanitários para controle de plantas. Controle portuário de descargas. Vigilância rodoviária. Área Equipamento Oipol…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: