Autoridades de Honduras prendem mais de 1000 integrantes de gangues

Dois anos após sua criação, a Força Nacional Antimaras e Quadrilhas (FNAMP, em espanhol) de Honduras alcançou importantes metas que resultaram na prisão de mais de 1.680 integrantes de quadrilhas e na apreensão de mais de 330 armas e cerca de 4 toneladas de drogas, informou a instituição em um vídeo publicado no Facebook para comemorar seu segundo aniversário.

Em junho de 2020, a FNAMP invadiu uma residência no estado de Cortés, utilizada para armazenar um arsenal da MS-13. (Foto: Força Nacional Antimaras e Quadrilhas de Honduras)

“Tentamos enfraquecer essas estruturas em todos os níveis de sua organização: líderes, comandos intermediários que são os chefes de setores, as pessoas que cometem os crimes […], os que recolhem o dinheiro, os que vendem as drogas […], para enfraquecê-las em todos os setores e controlar os centros penais”, disse o Tenente-Coronel Amílcar Hernández, comandante da FNAMP.

Entre as conquistas da FNAMP está a captura, no início de setembro de 2020, de Luis Humberto Medina Campos, conhecido como Coreano, suposto líder da Mara Salvatrucha – também conhecida como MS-13 – para a região noroeste do país. A operação realizada em San Pedro Sula, estado de Cortés, também possibilitou a prisão de Josselin Abigail López, conhecida como a China e que, de acordo com o jornal hondurenho La Tribuna, atuava como assistente do Coreano.

Além das detenções, a FNAMP informou em seu perfil no Twitter que suas unidades apreenderam várias armas de fogo, granadas, pacotes de drogas (maconha e crack), computadores e um veículo aéreo não tripulado.

De acordo com a FNAMP, o Coreano era o encarregado da instalação de antenas clandestinas nas cercanias dos centros de detenção do país para permitir a comunicação via celular entre os membros presos e livres da quadrilha. O Coreano, segundo La Tribuna, também foi acusado de ter instalado redes e sistemas de câmeras de segurança de circuito fechado em diversos bairros onde a quadrilha mantém controle.

Em junho de 2020, unidades da FNAMP invadiram uma residência em San Pedro Sula, que era utilizada como armazém de armas para a MS-13. Foram apreendidos fuzis AR-15, UZI, AK-47, armas curtas, lança-granadas, explosivos, granadas, bem como mais de US$ 40.000 em espécie. Segundo o Ten Cel Hernández, a operação foi “uma das mais importantes apreensões de armas que a Força Antimaras e Quadrilhas já realizou contra a estrutura da MS-13”.

Outros resultados notáveis da FNAMP incluem as seguintes capturas:

  • Walter Alexander Betancourt Cruz, conhecido como El Gury, líder da Quadrilha 18 na zona central do país, detido no início de janeiro de 2020, no estado de Francisco Morazán.
  •  Howin Alexis Romero, conhecido como Ratón, líder da Quadrilha 18 na zona norte, capturado em San Pedro Sula, em setembro de 2019.
  • Carlos Alberto Álvarez Cruz, conhecido como Cholo Houston, suposto terceiro líder da MS-13, detido em agosto de 2019.
  • José Luis Lara Rodríguez, conhecido como El Valiente, líder da Quadrilha 18 em âmbito nacional, neutralizado em janeiro de 2019.

Os resultados bem-sucedidos, explicou a FNAMP, foram fruto de um trabalho de cooperação com agências nacionais e internacionais de segurança e justiça para combater as organizações criminosas.

“Devemos manter essa coordenação com esses países amigos, na parte logística com a Embaixada dos EUA e os Ministérios Públicos do Triângulo Norte, para desarticular as estruturas desses grupos criminosos que não respeitam fronteiras”, concluiu o Ten Cel Hernández.

É procedente assinalar que a informação foi facilitada por Kay Valle/Diálogo. Edição, Área Jornalística Oipol.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: