Fonte Comunicar Brasil/Revista da Costa Doce– beleza arquitetônica da Região da Costa Doce e o Roteiro Caminho Pomerano foram destaques nesta sexta-feira (19), em Gramado, durante o segundo dia do 22º Festival de Turismo. As promoções das regiões Centro-Sul estão ocorrendo no estande do Sebrae/RS que mostra iniciativas do segmento de todo o Estado. A Revista da Costa Doce também está sendo distribuída gratuitamente no evento, divulgando em suas 12 edições os segmentos de turismo rural, verão, arquitetura, eventos, cultura e gastronomia.
O livro chamado de Roteiros de Arquitetura da Costa Doce é fruto de parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) com as prefeituras de Jaguarão, Pelotas, Piratini e Rio Grande e a Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce).
A obra, de Ceres Storchi, Luiz Antonio Custódio e Vlademir Roman, com fotografia de Mario Pferscher e projeto gráfico de Paulo Brum, reúne informações preciosas e belas imagens, fazendo um resgate histórico e cultural a partir da arquitetura das cidades, mostrando suas características de predominante colonização portuguesa. Segundo Jussara Argoud, do Sebrae, a obra foi muito bem recebida no evento. “O Festival é um momento importante para destacarmos esse grande trabalho que registra um pouco da singularidade de nosso patrimônio”, disse.
Já o Roteiro Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul, aproveitou o festival para lançar novidades com novas possibilidades de pacotes e tarifário, oferecendo uma concorrida degustação da culinária alemã-pomerana, predominante na região. A partir de agora, poderão ser feitas visitas individuais ou em grupos menores, de até 6 pessoas. O turista também poderá optar se deseja utilizar seu próprio veículo para percorrer o trajeto e se deseja fazer as refeições. Contudo, a parte histórica e cultural do roteiro está mantida. Mesmo que a opção seja por não incluir o almoço, por exemplo, o visitante contará com diversas degustações incluídas nos pacotes.
Segundo o condutor local do roteiro, Rodrigo Seefeldt, a mudança deverá incrementar em até 70% a visitação durante a temporada de verão. Ano passado, somente nesse período, cerca de 300 pessoas fizeram a visitação. Rodrigo conta outras estratégias para atrair mais visitantes. Uma delas é o incentivo para que os moradores da cidade de São Lourenço também façam o passeio. “Temos obtido sucesso na promoção do turismo interno”, comemora ele dizendo que a alternativa facilita a formação de grupos para as visitas. Somente nas duas próximas semanas, o Caminho Pomerano deverá ser realizado por cerca de 200 pessoas.
O roteiro proporciona uma volta ao passado, com visita à colônia que abrigava os povos vindos da Pomerânia, região que ficava ao norte da Polônia e da Alemanha, de onde os pomeranos imigraram para o Brasil no século 19, principalmente para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina. As reservas e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 9164-0914 e (53) 9963-4379.
De acordo com a presidente da AD Costa Doce e secretária do Turismo, Desporto e Lazer de Tapes, Stela Tolotti Machado, a participação dos municípios no festival é satisfatória. Somente a área do Sebrae Sul, dedicada às iniciativas de turismo do Estado, tem 100m². Mais informações sobre o 22º Festival do Turismo de Gramado podem ser obtidas no site http://www.festivalturismogramado.com.br.
Programação do dia 20/11/2010 (sábado):
9h – Ampliando Negócios Através dos Novos Nichos de Mercado – Turismo de Pesca Amadora
Romina Fontana – INFUE TUR
Luciana Thomé – Gestora de Projetos para Área de Turismo Regional SEBRAE Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra
9h40 – Captação de Recursos para Qualificação dos Produtos Turísticos com Vistas à Copa
Eduardo Gay – Diretor Conveniare Consultoria
José Reinaldo Ritter – Presidente ABIH/RS
Clarisse Leila Lopes Kopp – Presidente SINDETUR/RS
10h10 – Desafio Aéreo: Aeroportos no Limite – Cias Aéreas Comprometidas com Atendimento. Quais sãos as Responsabilidades dos Agentes de Viagens e das Empresas Envolvidas junto ao Consumidor?
Respício A. Espírito Santo Jr. – Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo
Debatedores
José Márcio Mollo Monson – Presidente do SNEA
Rita de Cássia Vasconcelos – Presidente ABAV-RS
Apoiadores
Gerson Bonani – Chefe da Assessoria de Comunicação Social da ANAC
Luciane Souza Disconzi – Coordenadora da Área de Serviços Privados do PROCON Estadual
Jussara Leite – Presidente da Ugart


Deja un comentario