Incidente está sendo descrito como um dos mais graves desde o fim da Guerra da Coreia; segundo agências de notícias pelo menos dois fuzileiros morreram quando militares sul-coreanos responderam a agressão.
Fonte ONU – Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.-O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que está profundamente preocupado com a escalada da tensão na Península Coreana. Nesta terça-feira, militares da Coreia do Norte lançaram um ataque de artilharia contra a ilha Yeonpyeong, na Coreia do Sul.
Incidente
Segundo agências de notícias, dois fuzileiros navais morreram após militares sul-coreanos terem revidado a agressão. A Coreia do Norte disse que o outro lado atirou primeiro, mas a marinha sul-coreana informou que os ataques teriam partido do país vizinho. Em nota, o porta-voz de Ban disse que o incidente é um dos mais graves desde o fim da Guerra da Coreia em 1953.
Conselho de Segurança
O Secretário-Geral pediu moderação imediata e lamentou a perda de vidas. Ban Ki-moon disse que todas as diferenças devem ser resolvidas por meios pacíficos e pelo diálogo. Ainda em nota, ele expressou sua preocupação ao presidente do Conselho de Segurança da ONU. Até o momento não se sabe se o órgão se reunirá, em sessão de emergência, para debater o assunto.


Deja un comentario