Brasil SC: Oportunidades para indústria catarinense


Florianópolis (SC), o gerente executivo de projetos de desenvolvimento da produção da área de Exploração e Produção da  Petrobras, Tuerte Rolim Amaral, participou de seminário sobre as oportunidades geradas com o desenvolvimento do pré-sal no estado catarinense.

Na abertura do seminário, realizado no auditório da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, destacou a história da indústria catarinense e alertou para a necessidade de capacitação da mão-de-obra local para atender às futuras demandas do setor petrolífero.

 

Encerrando sua participação, o executivo da Petrobras ressaltou a importância de estimular o debate sobre o tema em nível estadual, estimulando o planejamento como forma de compartilhar as oportunidades das atividades exploratórias da Companhia. “Da mesma forma, a Petrobras pode aprofundar seu conhecimento sobre o potencial da indústria local e das instituições de ensino e pesquisa”, concluiu.

Atividades exploratórias na costa catarinense

Na área que fica a 210 quilômetros de Itajaí (SC), e a mesma distância de Ilha Comprida (SP), estão as jazidas de Tiro e Sídon situadas no bloco exploratório BM-S-40, na porção Sul da Bacia de Santos. Ambas estão localizadas numa região de águas rasas, no pós-sal, a uma profundidade de aproximadamente 250 metros.

O primeiro óleo extraído das acumulações de petróleo de Tiro e Sídon foi em março deste ano. O Teste de Longa Duração (TLD), que está produzindo 17 mil barris de petróleo por dia, tem o  objetivo de testar o comportamento dos reservatórios daquelas áreas, descobertas, respectivamente, em julho e setembro de 2008.

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑