Número de infectados por cólera no Haiti sobe para 72 mil


O número de casos de cólera no Haiti aumentou para mais de 72 mil, incluindo 1.648 mortes, anunciou na última terça-feira (30/11) a agência da área de Saúde das Nações Unidas, observando que há menos casos sendo relatados agora do que no início da epidemia, que começou em outubro passado.

Cólera: produtores de arroz do Rio Artibonite em dificuldade. Foto: ONU/Logan Abassi.

Cólera: produtores de arroz do Rio Artibonite em dificuldade.
Foto: ONU/Logan Abassi.
________________________________________________________________
A taxa de mortalidade está agora em 2,3%, afirmou a porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Fadela Chaib, a repórteres em Genebra. Existem no momento 40 centros de tratamento de cólera no país, com uma capacidade média de 100 a 200 leitos cada, disse Chaib. Ela acrescentou que dez centros de tratamento adicionais e 39 unidades de tratamento – pequenas unidades, montadas em hospitais ou nos próprios centros – foram solicitados, bem como 350 médicos, 2.000 enfermeiros, 2.200 funcionários e 30 mil agentes comunitários de saúde. Os agentes irão trabalhar, basicamente, em áreas rurais que necessitem de maior atenção.

Enquanto isso, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde Pública e População do Haiti com 37 grupos de ajuda para a saúde identificou desafios-chave para o combate à cólera, conforme afirmou a porta-voz do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Elisabeth Byrs. Entre os desafios encontram-se a eliminação de desperdícios médicos, a identificação de lugares onde devem ser armados os centros de saúde, a falta de treinamento adequando dos profissionais e, inclusive, a remoção de cadáveres.

Sobre o financiamento, Byrs disse que cerca de 32 dos 164 milhões de dólares que as agências humanitárias solicitaram para utilizar na emergência dos casos de cólera serão recebidos a partir desta semana.

Fonte ONU

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑