O número de casos de cólera no Haiti aumentou para mais de 72 mil, incluindo 1.648 mortes, anunciou na última terça-feira (30/11) a agência da área de Saúde das Nações Unidas, observando que há menos casos sendo relatados agora do que no início da epidemia, que começou em outubro passado.

Enquanto isso, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde Pública e População do Haiti com 37 grupos de ajuda para a saúde identificou desafios-chave para o combate à cólera, conforme afirmou a porta-voz do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Elisabeth Byrs. Entre os desafios encontram-se a eliminação de desperdícios médicos, a identificação de lugares onde devem ser armados os centros de saúde, a falta de treinamento adequando dos profissionais e, inclusive, a remoção de cadáveres.
Sobre o financiamento, Byrs disse que cerca de 32 dos 164 milhões de dólares que as agências humanitárias solicitaram para utilizar na emergência dos casos de cólera serão recebidos a partir desta semana.
Fonte ONU


Deja un comentario