Exame, que foi endossado pela Organização Mundial da Saúde, nesta quarta-feira, promete revolucionar diagnóstico e tratamento da doença.
O anúncio, feito em Londres e Genebra, sede da Organização Mundial da Saúde, OMS, é considerado por especialistas um grande avanço, uma vez que os testes atuais levam até três meses para dar o diagnóstico.
Tratamento Global
O diretor do Departmento da OMS, Pare a Tuberculose, Mario Raviglione, afirmou que o exame representa um marco no tratamento global da doença.
Ele lembrou que muitos países ainda dependem do teste de microscópio, um método criado há mais de 100 anos.
O novo exame, batizado de teste de amplificação de ácidos-nucleicos, ou NAT – na sigla em inglês -, usa tecnologia moderna de DNA que pode ser aproveitada fora de laboratórios convencionais. Especialistas dizem ainda que o exame é fácil de fazer e é seguro.
Formas Multiresistentes
O NAT foi endossado pela OMS após 18 meses de análises rigorosas sobre a eficiência do método no diagnóstico da tuberculose e nas formas multiresistentes da doença. Casos associados ao HIV são muito mais difíceis de identificar.
No ano passado, a tuberculose matou 1,7 milhão de pessoas. Cerca de 9,4 milhões foram contaminadas.
A OMS está divulgando uma série de recomendações aos países sobre como incorporar o teste em seus programas de saúde.
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.


Deja un comentario