Brasil: Operação Quijarro combate o tráfico de drogas


Campo Grande/MS – O 9 de dezembro a Polícia Federal deflagrou a Operação Quijarro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína,  introduzida pela região de fronteira entre as cidades de Corumbá (MS), distante 430 km da capital, e Puerto Quijarro, na Bolívia, e redistribuída para outros Estados, especialmente Santa Catarina, a partir de Campo Grande. As investigações constataram a troca de veículos por drogas, a contratação de “mulas” para transportar drogas no organismo, entre outras modalidades de tráfico.

A quadrilha praticava sequestro, coação moral e requintes de violência física contra seus próprios componentes, a exemplo do ocorrido na ocasião em que usaram uma furadeira elétrica para furar as mãos de um componente que alegara ter extraviado certa quantidade de droga pertencente a organização criminos. A vítima, com temor de represálias, registrou Boletim de Ocorrência na Policia Civil como se tivesse sofrido violência de um suposto agiota.

A operação, envolvendo um efetivo de 70 policiais federais, tem por fim efetuar o cumprimento de prisões preventivas, prisões temporárias e ainda cumprimento de  mandados de busca e apreensão nas seguintes localidades:

Corumbá/MS: 1 mandado prisão preventiva e 1 temporário;

Ladário/MS: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca e apreensão;

Campo Grande/MS: 8 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 6 mandados de busca e apreensão;

Balneário Camboriú/SC: 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca;

Itajaí (SC): 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca;

Navegantes (SC): 1 mandado de prisão preventiva e 1 mandado de busca;
todos os mandados foram expedidos pela 5ª vara da justiça federal desta capital.

Em várias ocasiões as polícias Civil, Federal e da PRF efetuaram apreensões de drogas e prisões de componentes da quadrilha. Portanto, 5 mandados de prisão são destinados a pessoas que já se encontram em estabelecimento prisional do Estado.

No curso das investigações foram apreendidos mais de 100 quilos de cocaína, com a prisão de mais de 10 membros da quadrilha, circunstâncias em que PF mapeava toda extensão e modus operandi da organização criminosa.

Fonte Agencia de Noticias da Policia Federal do Brasil.

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑