Brasil: PNUD abre conta para ajuda humanitária


Recursos arrecadados em conta na Caixa Econômica Federal serão usados para auxílio emergencial; Haiti será o primeiro beneficiado

O PNUD abre na Caixa Econômica Federal de Brasil, uma conta bancária para arrecadar recursos e financiar ações humanitárias das Nações Unidas em países atingidos por calamidades naturais e sociais. A primeira nação beneficiada pela iniciativa será o Haiti, que ainda se reconstrói do terremoto de 12 de janeiro de 2010 e nos últimos meses foi afetado por um surto de cólera que já matou mais de 2.400 pessoas.

A cerimônia de abertura da conta acontece às 18h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a presença, entre outras autoridades, do coordenador-residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, do ministro Celso Amorim, da presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos, e do representante em exercício da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) no Brasil, Felix Rigoli.

Chediek, que também é representante-residente do PNUD Brasil, lembra que a abertura da conta não é uma iniciativa isolada. «Em conjunto com o Ministério da Saúde, o PNUD está apoiando também a construção de cinco hospitais em Porto Príncipe», destaca.

A epidemia de cólera já contaminou 120 mil haitianos. “Existe um desafio de logística e infraestrutura muito grande, e a principal preocupação no momento são os surtos e zonas rurais isoladas», afirma o coordenador da ONU no Brasil. «Com a abertura dessa conta, estaremos dando mais um passo no apoio a esse país e viabilizando a participação da sociedade civil nos esforços de ajuda humanitária», complementa.

Além das campanhas de arrecadação de recursos para financiamento das ações humanitárias, o dinheiro também será usado para o atendimento imediato a populações vulneráveis afetadas pelas calamidades. Os fundos serão transferidos à OCHA (Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas) e à OPAS.

As doações podem ser feitas em qualquer agência da Caixa, em casas lotéricas e correspondentes não bancários (como lojas ou rede de farmácias), ou mesmo pela internet. Os dados são os seguintes:

Conta: 664-8
Agência: 0647
Operação: 003

Essa não é a primeira campanha feita pelo PNUD para ajudar o Haiti. Em dezembro, os atletas Ronaldo Nazário e Zinédine Zidane organizaram a oitava edição do Jogo contra a Pobreza, uma partida beneficente cuja renda foi destinada às vítimas de catástrofes no país da América Central, e também ao Paquistão.

Além disso, em janeiro de 2010, pouco depois do terremoto, o PNUD Brasil abriu, também na Caixa, uma conta bancária para arrecadar fundos para ajudar as cerca de 25 milhões de pessoas afetadas pela catástrofe.

Fonte UNIC Brasil

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑