Recursos arrecadados em conta na Caixa Econômica Federal serão usados para auxílio emergencial; Haiti será o primeiro beneficiado
O PNUD abre na Caixa Econômica Federal de Brasil, uma conta bancária para arrecadar recursos e financiar ações humanitárias das Nações Unidas em países atingidos por calamidades naturais e sociais. A primeira nação beneficiada pela iniciativa será o Haiti, que ainda se reconstrói do terremoto de 12 de janeiro de 2010 e nos últimos meses foi afetado por um surto de cólera que já matou mais de 2.400 pessoas.
A cerimônia de abertura da conta acontece às 18h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília, com a presença, entre outras autoridades, do coordenador-residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, do ministro Celso Amorim, da presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos, e do representante em exercício da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) no Brasil, Felix Rigoli.
Chediek, que também é representante-residente do PNUD Brasil, lembra que a abertura da conta não é uma iniciativa isolada. «Em conjunto com o Ministério da Saúde, o PNUD está apoiando também a construção de cinco hospitais em Porto Príncipe», destaca.
A epidemia de cólera já contaminou 120 mil haitianos. “Existe um desafio de logística e infraestrutura muito grande, e a principal preocupação no momento são os surtos e zonas rurais isoladas», afirma o coordenador da ONU no Brasil. «Com a abertura dessa conta, estaremos dando mais um passo no apoio a esse país e viabilizando a participação da sociedade civil nos esforços de ajuda humanitária», complementa.
Além das campanhas de arrecadação de recursos para financiamento das ações humanitárias, o dinheiro também será usado para o atendimento imediato a populações vulneráveis afetadas pelas calamidades. Os fundos serão transferidos à OCHA (Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas) e à OPAS.
As doações podem ser feitas em qualquer agência da Caixa, em casas lotéricas e correspondentes não bancários (como lojas ou rede de farmácias), ou mesmo pela internet. Os dados são os seguintes:
Conta: 664-8
Agência: 0647
Operação: 003
Essa não é a primeira campanha feita pelo PNUD para ajudar o Haiti. Em dezembro, os atletas Ronaldo Nazário e Zinédine Zidane organizaram a oitava edição do Jogo contra a Pobreza, uma partida beneficente cuja renda foi destinada às vítimas de catástrofes no país da América Central, e também ao Paquistão.
Além disso, em janeiro de 2010, pouco depois do terremoto, o PNUD Brasil abriu, também na Caixa, uma conta bancária para arrecadar fundos para ajudar as cerca de 25 milhões de pessoas afetadas pela catástrofe.
Fonte UNIC Brasil


Deja un comentario