Embaixador do Instituto Trata Brasil participa de encontro no Ministério da Saúde


O médico infectologista e Embaixador do Instituto Trata Brasil, Artur Timerman, representará a instituição durante encontro que reunirá empresas “Parceiras da Saúde” amanhã, dia 18, no Ministério da Saúde, em Brasília. Durante o evento, que contará com a presença do Ministro Alexandre Padilha e reunirá empresas e entidades socialmente responsáveis,  será apresentado um breve cenário da dengue no país, assim como a Campanha de combate a doença de 2011, desenvolvida pelo Ministério.

O levantamento do Índice Rápido de Infestação pelo mosquito Aedes aegypti (LIRAa) aponta para a necessidade imediata de ações de prevenção e de mobilização do setor público, privado e população geral para diminuir os riscos de uma epidemia.

 Segundo o Dr. Timerman, especialista no tema, a doença está se espalhando cada vez mais pelo país, mas é mais comum no Nordeste, onde as condições de infra-estrutura de saneamento básico são precárias: “Em algumas regiões no Nordeste é cenário comum armazenar a água distribuída pelos caminhões pipa em caixas d água descobertas. É tudo o que o mosquito mais gosta: calor e água. É fundamental, portanto, que as autoridades priorizem a prevenção e deem destino correto aos esgotos”. 

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa à mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.

Criado em julho de 2007, o Instituto Trata Brasil tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público  recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras. 

Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Foz do Brasil, Saint-Gobain, Acqua Manager, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agencia Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Fundação Nacional dos Urbanitários (FNU) e Instituto Brasil PNUMA. Visite o site www.tratabrasil.org.br.

Fonte Trata Brasil.

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑