Brasil deflagra Operação Ilhas em Tabatinga contra o tráfico internacional de entorpecentes


Tabatinga/AM, Brasil – No 1º de março, a Polícia Federal deflagrou a Operação Ilhas com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas na cidade de Tabatinga.

A Operação Ilhas foi iniciada em 2009 com a finalidade de apurar denúncia envolvendo a presença de traficantes de drogas da Ilha do Arariá e na localidade conhecida como Igarapé do Urumutum, município de Tabatinga, razão pela qual a operação recebeu este nome.

As investigações indicavam a existência de extensa e complexa rede de atuação no tráfico transnacional de drogas entre Colômbia, Peru e o Estado do Amazonas, sendo que a base territorial de atuação da organização criminosa encontra-se na cidade de Tabatinga, local onde são feitas as negociações para o recebimento e remessa de drogas, bem como de onde são canalizados os recursos financeiros para serem “lavados”.

No transcorrer das investigações, foram apreendidos aproximadamente R$ 160 mil em espécie e aproximadamente 1,4 tonelada de cocaína, bem como foram presas 35 pessoas em flagrante por tráfico de drogas.

Visando o encerramento das investigações, foram expedidos pelo Juízo Federal da Subseção Judiciária em Tabatinga 13 mandados de busca e apreensão, 27 mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva, os quais serão cumpridos simultaneamente na cidade de Tabatinga visando proceder a repressão do tráfico internacional de entorpecente praticado na fronteira do Estado do Amazonas com a Colômbia.

A Operação Ilhas demandou a mobilização de todo o efetivo da Delegacia de Tabatinga/AM, de policiais da Superintendência da Polícia Federal em Manaus e ainda contou com o apoio de policiais da Força Nacional e Raio, totalizando o emprego de 95 (noventa e cinco) policiais.

Espera-se que com esta operação seja desarticulada importante organização criminosa voltada para o incremento da criminalidade na região fronteiriça, notadamente na cidade de Tabatinga e circunscrições, diminuindo a criminalidade local e por via reflexa na cidade de Manaus, local para onde a droga era enviada.

Fonte Superintendência Regional da PF no Amazonas

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑