Hora do Planeta no Brasil


Juazeiro do Norte apaga as luzes para ver um mundo melhor e cheio de estrelas

A cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, participa da Hora do Planeta apagou as luzes de seu monumento mais importante: a estátua do Padre Cícero, fundador do município. Em Juazeiro do Norte, as manifestações da Horado Planeta foram coordenadas pela Estação Astronômica PieGise. Este ano, a Hora do Planeta coincide  com as comemorações pelos cem anos de emancipação política do município.

A estátua, construída em 1969 com 27 metros de altura,  atrai milhões de religiosos e turistas todos os anos para a cidade, considerada um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina.

Enquanto o monumento estivava com as luzes apagadas, a Estação PieGise vai aproveitou a escuridão para convidar os presentes a observarem o céu, oferecendo três telescópios. «O planeta Saturno e seus anéis, estrelas e nebulosas estarão ao alcance de todos», escreveu o responsável pela estação, Valmir Martins de Morais. 

A estação também organizou uma exposição de 20 painéis com imagens captadas por telescópios e sondas espaciais. Trata-se da exposição «Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang» cedida pelo Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP). Os painéis mostram paisagens cósmicas, com galáxias, o sol, a lua e planetas.

Juazeiro do Norte, com cerca de 250 mil habitantes, fica no sul do estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil, a 514 km da capital do Estado, Fortaleza, e foi uma das cidades participantas da Hora do Planeta no Brasil.

Informação WWF Brasil.

Un comentario sobre “Hora do Planeta no Brasil

Agrega el tuyo

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑