Juazeiro do Norte apaga as luzes para ver um mundo melhor e cheio de estrelas
A cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, participa da Hora do Planeta apagou as luzes de seu monumento mais importante: a estátua do Padre Cícero, fundador do município. Em Juazeiro do Norte, as manifestações da Horado Planeta foram coordenadas pela Estação Astronômica PieGise. Este ano, a Hora do Planeta coincide com as comemorações pelos cem anos de emancipação política do município.
A estátua, construída em 1969 com 27 metros de altura, atrai milhões de religiosos e turistas todos os anos para a cidade, considerada um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina.
Enquanto o monumento estivava com as luzes apagadas, a Estação PieGise vai aproveitou a escuridão para convidar os presentes a observarem o céu, oferecendo três telescópios. «O planeta Saturno e seus anéis, estrelas e nebulosas estarão ao alcance de todos», escreveu o responsável pela estação, Valmir Martins de Morais.
A estação também organizou uma exposição de 20 painéis com imagens captadas por telescópios e sondas espaciais. Trata-se da exposição «Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang» cedida pelo Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP). Os painéis mostram paisagens cósmicas, com galáxias, o sol, a lua e planetas.
Juazeiro do Norte, com cerca de 250 mil habitantes, fica no sul do estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil, a 514 km da capital do Estado, Fortaleza, e foi uma das cidades participantas da Hora do Planeta no Brasil.
Informação WWF Brasil.

