
RS – Brasil- Marcelo Nepomuceno – A recuperação das funções públicas e a mudança do modelo de desenvolvimento do Rio Grande do Sul foram as bases do discurso do governador Tarso Genro na abertura do Seminário de Governo que se realiza, na segunda-feira (28), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O encontro reúne secretários de Estado, dirigentes de autarquias e integrantes do núcleo do Governo.
Na avaliação do chefe do Executivo, o Rio Grande do Sul padece, nas últimas décadas, por conta de uma desordem estrutural acumulada, que resultou na queda na prestação de serviços essenciais como educação, saúde e segurança, bem como no potencial de crescimento do Estado. A reversão deste quadro, de acordo com o governador, ocorrerá por meio de uma recuperação da base produtiva, numa relação com o Governo Federal pela atuação em redes, bem como com a constituição de uma maioria na Assembleia Legislativa. Além disso, de acordo com Tarso, o Executivo deve ampliar seus canais de debate e concertação com a sociedade, por meio de ferramentas como CDES-RS e o Sistema Estadual de Participação Cidadã, por exemplo.
Guerra Fiscal
Ainda em sua fala inicial, o governador declarou que «a guerra fiscal no Brasil já terminou e teve, como resultante, a desestruturação dos sistemas tributários de todos os Estados em decorrência deste modelo. A partir desta constatação, Tarso defende que os Estados se reorganizem e tenham uma nova postura para atração de investimentos. » Estamos reforçando o papel do Banrisul e da Caixa RS, criamos a Agência de Desenvolvimento e também estamos incentivando a criação de centros de pesquisa tecnológicas. O que queremos, é que o Rio Grande do Sul reassuma o protagonismo na economia do País e passe também a disputar o mercado global».
Informação do Governo de Rio Grande do Sul.


Deja un comentario