No Brasil, a coalizão SOS Florestas, formada por ONGs e entidades contrárias ao PL 1876/99, que propõe alterações no Código Florestal brasileiro, está lançando um esforço de mobilização nacional da sociedade brasileira entre os dias 28 e 30 de abril.
A ação será uma jornada de atividades públicas que ocorrerá em dezenas de cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio de Janeiro, o evento acontecerá no dia 28, às 10h, na escadaria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Já em São Paulo, às 11h do mesmo dia, manifestantes se reunirão nas escadarias da Catedral da Sé, no centro da cidade
O objetivo da ação é exercer pressão direta sobre parlamentares em seus domicílios eleitorais. O trabalho será feito de forma articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista e estimulará a participação ativa de indivíduos, descentralizando a campanha e aumentando o espaço de debate sobre o futuro das florestas e das cidades brasileiras.
Uma série de alterações no Código Florestal brasileiro está em curso em Brasília. O PL 1876/99, de autoria do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), enfraquece as leis que protegem a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. A proposta também incentiva a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios nas cidades brasileiras. Essa ocupação abriria espaço para mais tragédias, como deslizamentos de terra e enchentes. Na prática, essa mudança da legislação vai aumentar o desmatamento, provocando maior emissão de gases do efeito estufa e acarretando problemas no abastecimento de água nas áreas urbanas.
Lead Comunicação e Sustentabilidade


Deja un comentario