Brasil: Operação policial prende quadrilha dedicada a clonagem de cartões


São Paulo/SP – A Polícia Federal em São Paulo realizou o 28 de abril, a Operação Pós-Habilitado para desarticular quadrilha de clonagem de cartões atuante na Grande São Paulo e na Baixada Santista, conforme informação oficial da PF. Foram cumpridos 24 mandados de busca e 15 mandados de prisão temporária, sendo realizados o seqüestro de bens e o bloqueio de contas dos investigados, para futuro ressarcimento da Caixa Econômica Federal e de outras instituições bancárias.

Segundo divulgação, a investigação se iniciou há 05 meses, em decorrência de notícia-crime feita por empresa credenciadora de cartão de crédito comunicando que havia sido detectada a instalação fraudulenta de 03 máquinas de cartão adulteradas em estabelecimentos filiados, os quais haviam sido ludibriados pelos criminosos, que se faziam passar por funcionários da credenciadora de cartões.

Durante as investigações, constatou-se que a quadrilha possuía membros especializados em adulterar máquinas de cartão (POS – Point of Sale), muitas vezes inserindo dispositivo para transmissão sem fio dos dados ilegalmente capturados, o que permitia aos criminosos obter a trilhas magnéticas clonadas com uso de notebooks em áreas próximas às de instalação das máquinas, sem que estas tivessem que ser retiradas.

A instalação das máquinas adulteradas, normalmente, era realizada por funcionários de empresas prestadoras de serviços das credenciadoras de cartão, cooptados pela quadrilha.

Após recuperar as trilhas ilegalmente capturadas, os delinqüentes confeccionavam os clones dos cartões, para uso próprio ou de comparsas, ou as revendiam para outros grupos criminosos.

Todos os membros da quadrilha utilizavam apenas cartões clonados em atividades cotidianas, adquirindo desde alimentos a jóias e eletrônicos. Também adquiriam produtos eletroeletrônicos para revender a receptadores pela metade do preço da nota fiscal.

A quadrilha também contava com o auxílio de comerciantes que permitiam o uso indiscriminado de cartões clonados nas máquinas de seus estabelecimentos, repassando valores em dinheiro para os criminosos, mediante pagamento de comissão.

Com a realização da operação, além de serem presos membros do grupo criminoso, foram apreendidas diversas provas da materialidade do delito, como cartões clonados, impressoras para fabricação desses cartões, máquinas POS adulteradas, entre outros.

Essa operação faz parte do Projeto Tentáculos, desenvolvido pela Polícia Federal para combater crimes de clonagem de cartão e de fraude em internet banking.

Comunicação Social / Superintendência Regional da PF em São Paulo

Un comentario sobre “Brasil: Operação policial prende quadrilha dedicada a clonagem de cartões

Agrega el tuyo

  1. essa operaçao foi totalmente errada,pegaram pessoas q nda tem haver com a clonagem
    as inf.repassadas tb naum estao corretas.falava-se uma coisa ao telefone e eles interpretavam totalmente outra.
    e naum falo da boca pra fora…

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑