Constatam desvio de verbas públicas destinadas pelo Governo Federal em diversos Estados brasileiros


Passo Fundo/RS – Em investigação conjunta entre a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União foi deflagrada o 16 de maio a Operação Saúde, com cumprimento de 64 mandados de prisão, mandados de busca para Empresas e Prefeituras Municipais em 07 Estados da Federação, incluindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Erechim/RS. A informação foi divulgada pela Delegacia da PF de Passo Fundo.

Segundo comunicação oficial, com a instauração de inquérito policial em 2007, foram constatados desvios de verbas públicas destinadas pelo Governo Federal à compra de medicamentos para distribuição à população em situação de vulnerabilidade social, do Programa de Assistência Farmacêutica Básica, popularmente conhecida como Farmácia Básica.

As investigações operacionais, com a participação da CGU, iniciaram-se em outubro de 2009, diz a PF.

Foram desbaratadas três organizações criminosas que concentravam sua atuação no pequeno município gaúcho de Barão de Cotegipe, com mais de 15 empresas estabelecidas no ramo de distribuição de medicamentos, relata a Delegacia da PF de Passo Fundo.

A atuação dos criminosos se dava na fraude às licitações públicas, desviando as verbas destinadas à compra de medicamentos mediante falta de entrega da mercadoria licitada, entrega parcial ou entrega de produto diverso ou com data de vencimento muito próxima. A distribuição dos lucros gerados com as fraudes se dava entre as empresas e servidores públicos municipais envolvidos. Entre os presos 34 são servidores públicos municipais.

Em apuração inicial, constatou-se a movimentação de R$ 40.000.000,00 em 2009 e de R$ 70.000.000,00, em verbas federais, em 2010, para apenas um dos grupos investigados.

Nesta manhã já foram cumprimentos 57 mandados de prisões, das quais 25 foram em 04 municípios do RS, assim como 03 prisões em SC, 06 prisões no PR, 06 prisões no MS e 17 prisões no MT.

Dentre os investigados, 30 servidores públicos municipais já foram presos e 3 estão foragidos. Três investigados ligados às empresas também estão sendo procurados, sendo que sua ocultação pode gerar um agravamento de suas situações perante a Justiça.

Todos os 70 mandados de busca emitidos foram cumpridos, diz a PF.

Salientam que, os alvos responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa, passiva, fraude de licitações, formação de quadrilha e peculato, e possível lavagem de dinheiro.

Un comentario sobre “Constatam desvio de verbas públicas destinadas pelo Governo Federal em diversos Estados brasileiros

Agrega el tuyo

  1. Somente com uma instituição especializada e focada para isto irá melhorar de vez estes casos no Brasil. Percebam os efeitos reais do não destino de cada dinheiro público no Brasil. Agora inverta o mesmo. Tente sentir os efeitos em 4 aréas apenas: Saúde , Educação, Segurança pública, infraestrutura. Somente no básico necessários para todos, sem excessão de sua destinação de etnia, idade, religião, estado, sexo e atividade profissional ou não. Devemos ter tipo uma Unidade de Comando Tático de Anti terrorismo Fiscal – UCTAF. Já!

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑