Polícia Federal brasileira impulsa operação contra organizações criminosas nos presídios


Rondonópolis/MT- Brasil– A Polícia Federal em Rondonópolis deflagra na manhã de hoje,27, aOperação Xadrez com o intuito de desarticular organizações criminosas envolvidas com o tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico nos estabelecimentos prisionais de Rondonópolis e Itiquira/MT.

È preciso assinalar que, a informação foi gerada pela Superintendência Regional da PF no Mato Grosso no dia 27 de maio.

Segudo a comunicação dos federais, as investigações iniciaram-se há quatro meses e permitiram a identificação das quadrilhas que distribuíam maconha e cocaína nos municípios da região Sul do estado, sendo uma delas chefiada por agente prisional que presta serviço na Cadeia Pública do município de Itiquira.

A partir dos levantamentos realizados no decorrer da Operação foi possível notar a participação criminosa de vários detentos dos presídios de Rondonópolis e Itiquira, que atuavam corriqueiramente na atividade ilegal. As organizações criminosas investigadas utilizavam-se ainda de menores de idade para a prática dos ilícitos.

Na deflagração da Operação Xadrez estão mobilizados 85 policiais federais, em cumprimento de 23 mandados de prisão, 6 apreensões de menores, 2 conduções coercitivas e 24 mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, de acordo informação da PF.

Ao longo da investigação, a PF – contando com o apoio do Ministério Público Estadual e das Polícias Civil e Militar de Pedra Preta/MT, Itiquira e Coxim/MS – apreendeu25 kgde substâncias entorpecentes.

A Polícia Federal diz que, o nome da operação, “xadrez”, advém da gíria normalmente utilizada para denominar instituições prisionais, além de que o principal investigado prevalecia do cargo de agente prisional e da prerrogativa de portar arma de fogo para intimidar desafetos e traficar drogas.

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑