
DOURADOS/MS- Brasil – A Polícia Federal em trabalho conjunto com o Ministério da Previdência Social, desencadeou na manhã do 30 de maio, em Ivinhema/MS, a operação Béline, que desarticulou esquema de fraudes contra o INSS, praticadas por servidores da instituição e agenciadores.
A informação foi fornecida pela Comunicação Social da Delegacia da PF em Dourados/MS.
Relata a noticia da PF que, o esquema consistia na concessão de benefícios indevidos, com irregularidades que consistiam em ausência de documentação comprobatória de exercício de atividade rural, comprovantes de guarda dos beneficiários menores de idades, uso de documentos falsos de comprovação de união estável, requerimento de benefícios realizados depois de mais de quinze anos do falecimento do segurado, saques de benefícios em cidades diferentes da moradia do beneficiário, inserção de dependente em sistemas do INSS sem possuir condição de segurado.
O esquema de fraudes pode ter causado prejuízos ao erário em um milhão de reais. Na operação foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, bem como na própria Agência do INSS em Ivinhema/MS e na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Horizonte do Sul/MS. Além de medidas cautelares, tais como a suspensão do exercício profissional do servidor do INSS, a proibição de ingresso e aproximação em um raio de 300 metros da agência do INSS. Houve também a proibição dos agenciadores de atuarem como procuradores nos processos concessórios de benefícios previdenciários, sendo que o descumprimento de tais medidas resultará em prisão preventiva dos investigados.
Cabe informar que, a operação contou com a participação de 30 Policiais Federais e 2 servidores do Setor de Inteligência do Ministério da Previdência Social. O nome da operação BÉLINE é uma alusão à personagem do escritor francês Molière, que é trapaceira e vigarista, que se aproveitava do desconhecimento alheio para auferir vantagem financeira, inclusive falsificando documentos, como os fraudadores em questão.


Deja un comentario