Rio de Janeiro, Brasil– O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, parte sexta-feira (10/06) de Nova York para fazer uma viagem a quatro países da América Latina: Colômbia, Argentina, Uruguai e Brasil, sundo informação remitida pela UNI Brasil para Luján Frank Maraschio Difusão no dia 8 de junio .
A nota diz que, na Colômbia, ele se reunirá com o Presidente, Juan Manuel Santos Calderón, com a Ministra de Relações Exteriores, María Ángela Holguín Cuélla

r, com a Secretária-Geral da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e com representantes da sociedade civil. Ban visitará os municípios de Soacha e projetos apoiados pela ONU em Cartagena. O Secretário-Geral também deve realizar um voo de helicóptero sobre áreas inundadas e vai se encontrar com os atingidos pelas inundações.
Depois ele viajará para a Argentina, onde se encontrará com a Presidenta Cristina Fernández de Kirchner, com o Ministro de Relações Exteriores, Héctor Marcos Timerman, e com representantes da sociedade civil. Em Buenos Aires, o Secretário-Geral visitará o Centro Internacional para a Promoção dos Direitos Humanos, bem como o Centro de Treinamento Conjunto para Operações de Paz. Ele fará também um discurso no Ministério de Relações Exteriores.
A noticia da UNIC Brasil dest que, no Uruguai, o Secretário-Geral visitará a Escola Nacional para Operações de Paz, onde ele vai se reunir com tropas que participaram em missões de paz, e o Centro Nacional para Reabilitação Social, um programa conjunto do Sistema da ONU que atua na área do desenvolvimento. Ainda no Uruguai, Ban vai se reunir com o Presidente José Mujica, com o Vice-Presidente Danilo Astori e com o Ministro de Relações Exteriores Luis Almagro, e visitar o Parlamento do país.
A última parada de sua viagem será o Brasil, onde ele conversará com a Presidente Dilma Rousseff, com o Ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, com o Presidente do Senado Federal, José Sarney, o Presidente da Câmara Federal dos Deputados, Marco Maia, assim como com outras autoridades. Ele também vai se reunir com a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, além de representantes de instituições da sociedade civil.
UNIC Brasil informa que, Ban retornará a Nova York no dia 18 de junho.
Biografia Oficial do Secretário-Geral
Ki-moon (*), da República da Coreia, oitavo Secretário-Geral das Nações Unidas desde 1o de janeiro de 2007, traz para o cargo 37 anos de experiência adquirida ao longo de uma carreira notável no Governo e na cena mundial.
No momento de sua eleição como Secretário-Geral, o Sr. Ban era Ministro das Relações Exteriores e do Comércio da República da Coreia. No decurso da sua longa carreira no Ministério, que o levou a Nova Déli (Índia), Washington D.C. (EUA) e Viena (Áustria), ocupou diversos cargos – Assessor Principal do Presidente em assuntos de política externa, Vice-Ministro do Planejamento de Políticas e Diretor-Geral de Assuntos Norte-americanos.
Ao longo de sua carreira, norteou-o sempre a visão de uma península coreana pacífica, capaz de desempenhar um papel cada vez mais importante em prol da paz e da prosperidade na região e no mundo. Leia a biografia na íntegra clicando aqui.


Deja un comentario