ONU e Rede Brasil Voluntário lançam campanha “O Planeta é Voluntário. E Você?”


Atividade dá início, no Brasil, às comemorações pelo 10º aniversário do Ano Internacional dos Voluntários. Lançamento para a imprensa ocorrerá no Rio de Janeiro nesta terça (23/8).

Brasília – O Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) e a Rede Brasil Voluntário (RBV) lançam na terça-feira (23/08), no Rio de Janeiro, a campanha “O Planeta é Voluntário. E Você?”. UNIC Brazil informou que, a ação é composta por filme para TV, spot de rádio, peças visuais e site oficial destinados a promover o tema do voluntariado no Brasil, exatamente no ano em que se comemora o décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários instituído pelas Nações Unidas.

O intuito da campanha é provocar a reflexão e sensibilizar as pessoas, motivando-as para que se tornem voluntárias, dedicando seu tempo, trabalho e talento a causas de interesse coletivo – de maneira espontânea e não remunerada –, contribuindo assim para a transformação social, diz UNIC Brazil em nota.

O conceito das peças criadas procura fazer uma analogia entre o que o Planeta Terra oferece ao ser humano e o nosso senso de cidadania e solidariedade. A campanha tem alcance global, com tradução para o inglês e espanhol, e estará também disponível nos canais eletrônicos da RBV, do programa VNU e das demais instituições parceiras.

O ato de lançamento acontecerá às 10h30, no auditório do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), com a presença da Coordenadora Nacional do Programa de Voluntários da ONU, Anika Gaertner, dos Centros de Voluntariado que coordenam a Rede Brasil Voluntário e dos representantes das instituições patrocinadoras.

Assinala UNI Brasil que, a campanha “O Planeta é Voluntário. E você?” conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e patrocínio do Itaú Social, Instituto Unibanco, Bradesco, Instituto C&A e Kraft Foods. O conceito e artes da campanha foram desenvolvidos voluntariamente pelo publicitário Percival Caropreso, Ogilvy, Agência 2 e ½ e Grupo de Ação pelo Desenvolvimento.

10º Ano Internacional dos Voluntários: AIV+10

A Assembleia Geral da ONU proclamou 2001 como o Ano Internacional dos Voluntários em reconhecimento à valiosa contribuição e potencial adicional do voluntariado para o desenvolvimento econômico e social. O voluntariado também é reconhecido pelas Nações Unidas pelo importante papel que desempenha para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Neste contexto, o AIV+10 é uma oportunidade para celebrar e também avaliar os progressos realizados pelo trabalho voluntário desenvolvido e incentivado pela ONU, segundo seus quatro pilares: 

  • Reconhecimento – Reconhecer o valor do voluntariado para a sociedade em todo o mundo e a conexão entre o voluntariado e os ODM;
  • Facilitação – Garantir que o número máximo de pessoas da mais variada gama de recursos tenha acesso a oportunidades de voluntariado;
  • Networking – Promover o intercâmbio de experiências e reforço das parcerias entre diferentes entidades para a promoção e implementação de projetos de voluntariado;
  • Promoção – A promoção do voluntariado inclusivo, que represente os diversos grupos da sociedade.

Ações previstas

Dentre as ações previstas para comemorar o décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários estão a elaboração de uma pesquisa nacional sobre o voluntariado no Brasil, a realização, em São Paulo, de uma conferência internacional sobre o tema e o lançamento mundial do relatório global da ONU sobre o voluntariado.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas no sitewww.worldvolunteerweb.org.

 Sobre a RBV: O desejo comum de contribuir para um impacto mais efetivo do voluntariado na sociedade brasileira levou os centros de voluntariado de Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo a criarem a REDE BRASIL VOLUNTÁRIO (RBV). Foram identificados projetos que poderiam ser executados em conjunto e experiências que poderiam potencializar o impacto das ações, minimizando custos e multiplicando resultados. 

Sobre o VNU: O United Nations Volunteers (UNV) programme, conhecido em português como programa dos Voluntários das Nações Unidas (VNU), é o organismo das Nações Unidas que contribui para a paz e o desenvolvimento através dos trabalhos de voluntariado. O voluntariado é um mecanismo poderoso de engajamento das pessoas em busca de soluções para os desafios relacionados ao desenvolvimento.

O VNU apoia o desenvolvimento humano sustentável ao redor do mundo através da promoção e mobilização das pessoas. Mais de 7.500 mulheres e homens qualificados, de cerca de 160 nacionalidades diferentes, trabalham anualmente como voluntários do programa. Com sede em Bonn, na Alemanha, o VNU tem atividades em 130 países. O programa é representado mundialmente pelos escritórios do PNUD. 

Sobre o PNUD: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da ONU, presente em mais de 170 países e territórios. Ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD trabalha para melhorar a vida das pessoas, construindo nações mais preparadas e proporcionando condições que possibilitem o desenvolvimento sustentável de seus povos.

O papel do PNUD é o de oferecer uma perspectiva global aliada a uma visão local, ajudando a empoderar vidas e a construir nações mais fortes.

Deja un comentario

Crea una web o blog en WordPress.com

Subir ↑