Estado do Paraná, Brasil.- A Polícia Federal em Curitiba, com o apoio do Ministério Público Federal e do Ministério da Previdência Social, deflagra nesta terça-feira, 23, aOperação Avatar, visando ao cumprimento de sete mandados de busca e apreensão – quatro em Pontal do Paraná e três em Curitiba – nas residências e escritórios de intermediários, descreve informação de Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal no Estado do Paraná.
O objetivo da ação é colher provas sobre a atuação de uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência Social. Estima-se que o prejuízo causado, até a presente data, seja de oito milhões de reais.
Segundo a PF, as apurações iniciaram-se em outubro de2010, apartir de denúncias apuradas pela inteligência do Ministério da Previdência Social, noticiando a existência de concessões indevidas de benefícios de pensão por morte e aposentadorias por tempo de contribuição.
As investigações identificaram a existência de uma quadrilha formada por contadores e técnicos em contabilidade que estariam falsificando documentos comprobatórios de vínculos empregatícios inexistentes e suas inserções, de forma extemporânea, nos sistemas informatizados da Previdência Social, para a obtenção de benefícios fraudulentos para si ou terceiros.
Até o momento foram detectados 80 benefícios previdenciários fraudados pela quadrilha. Com o resultado das buscas, outros benefícios poderão ser identificados na mesma situação.
Diz a nota dos federais que, o nome da Operação, Avatar, alude à representação fictícia dos vínculos empregatícios implantados nos sistemas de concessão de benefícios.
A ação conta com a participação de 33 policiais federais e 9 servidores do Ministério da Previdência Social, segúndo a PF.


Deja un comentario