New York, U.S.A.. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o ataque à Casa das Nações Unidas em Abuja, capital da Nigéria, nesta sexta-feira (26/08). Os números exatos de mortos e feridos pela explosão de um carro-bomba no complexo que abriga 26 escritórios de agências das Nações Unidas ainda não foram divulgados, informou a organização nas últimas horas.
“Este foi um ataque contra aqueles que dedicam suas vidas a ajudar os outros” afirmou Ban a repórteres na sede da ONU em Nova York (EUA). Ele condenou o ato que classificou como “absolutamente terrível”. Ban prestou também condolências às vitimas e suas famílias, afirmando que a ONU fará todos os esforços possíveis para auxiliá-las durante este difícil momento.
Equipes nigerianas e internacionais de busca e salvamento se mobilizaram e estão movendo os feridos para os hospitais e prestando socorro emergencial. Ban pediu à Vice-Secretária-Geral da ONU, Asha-Rose Migiro, que vá para a Nigéria imediatamente, acompanhada pelo Chefe de Segurança da ONU, o Subsecretário-Geral Gregory Starr.
O Secretário-Geral disse ainda estar mobilizando o Sistema da ONU para que responda a esta emergência. Ele acrescentou que vai contactar o Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, para discutir o ataque, diz em nota da ONUC Brasil.
O Conselho de Segurança da ONU observou um minuto de silêncio antes de dar início à reunião desta sexta-feira.
Declaração do Secretário-Geral
“Por volta das 11 horas da manhã, hora local, a Casa das Nações Unidas na capital nigeriana, Abuja, foi atingida por um carro-bomba”, segundo Ban Ki-moon.
“O edifício abrigava 26 agências humanitárias e de desenvolvimento da família da ONU”.
“Este foi um ataque contra aqueles que dedicam suas vidas a ajudar os outros”.
“Condenamos este ato absolutamente terrível”.
Ainda não temos números precisos sobre vítimas, mas parecem ser consideráveis. Algumas pessoas estão mortas, muitas outras feridas.
“Equipes nigerianas e internacionais de busca e salvamento se mobilizaram e estão movendo os feridos para os hospitais e prestando socorro emergencial”.
“Eu estou pedindo à Vice-Secretária-Geral da ONU, Asha-Rose Migiro, [para que vá] para a Nigéria imediatamente e estou mobilizando o Sistema ONU para que responda a esta emergência. Ela será acompanhada pelo chefe de segurança da ONU, Subsecretário-Geral Gregory Starr, e se reunirá com autoridades nigerianas na chegada em Abuja”.
“Ligarei para o Presidente [Goodluck] Jonathan da Nigéria em breve”.
“Nesta ocasião muito triste, dirijo a minha mais profunda solidariedade às vítimas e suas famílias. As Nações Unidas realizarão todos os esforços possíveis para auxiliá-las durante este difícil momento.”, assinalou o Secretário-Geral da ONU.


Deja un comentario